Minha participação na 10ª Edição do BookCrossing Blogueiro e 4ª Edição Kids

Tem chovido muito por aqui e por isso a minha participação na 10ª Edição do BookCrossing Blogueiro ficou atrasada. Hoje o dia ficou nublado mas não choveu. Queria que fizesse sol... As fotos ficariam bem melhores. Elas foram feitas pelo meu filho que também participou desse BookCrossing.
Foi depois que li o post "Era uma vez na infância" do blogue "Bolhinhas de Sabão da Maria" que tive a inspiração para escolher o local onde iria libertar os livros.

As Estátuas de Brincadeiras Infantis, estão expostas na Praça Cristóvão Colombo (Praça de Turismo) de Cabo Frio. São 28 estátuas que divertem as crianças que passam pela orla da Praia do Forte e que foram realizadas pelo artista plástico Ivan Cruz. Cada uma delas representa uma brincadeira de criança, como bolinha de gude, pião, gangorra, corda, pula cela, balanço, dança de roda...

O tema é marca do artista, que vive na cidade desde 1986 e abandonou a profissão de advogado criminalista para se dedicar à arte de transformar seus sentimentos em obras dedicadas às crianças. Elas não se restringem apenas a confecção de estátuas, mas uma série de trabalhos artísticos, que também incluem a contação de história.

Para as esculturas da orla, Ivan Cruz usou uma matéria-prima bem diferente: cápsulas de munição, que foram derretidas e moldadas.
Livros libertados para a 4ª Edição do BookCrossing Blogueiro Kids: "Mania de Explicação" de Adriana Falcão, "Ali Babá e os quarenta ladrões", "A Fada que tinha ideias" de Fernanda Lopes de Almeida, "Quem perde a voz, perde a vez" de Maurício Veneza e "Pelegrino e Petrônio" de Ziraldo.

Livros libertados para a 10ª Edição do BookCrossing Blogueiro: "Popularíssimo, o ator Brandão e seu tempo" de Marco Santos, "Honoráveis Bandidos" de Palmério Dória, "Memorial de Aires" de Machado de Assis e "Escola de Sabores" de Erica Bauermeister.

O livro abaixo recebi através da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro da Maria Glória D'Amico do Blogue Fare La Scarpetta. Um livro que estou degustando devagarinho, pois há muito o que pensar.
Junto com "O Livro de Ouro de Saint Germain" - Quase que simultaneamente recebi o livro "Meditações de um Curso em Milagres" de citações da sabedoria universal. O livro contém imagens e mensagens maravilhosas que completam uma perfeita parceria com "O Livro de Ouro de Saint Germain". "Meditações..." ganhei em um sorteio do blogue "Mulheres em Círculo" da Dra. Cristiane Marino.
Obrigada Maria Glória D'Amico e Dra. Cristiane Marinho pelos momentos que estou desfrutando!

'A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde"

Tudo a ver essa frase de André Maurois...

Compartilhe... Lembre-se que deixar um livro fechado tem o mesmo valor que folhas em branco. Não deixe que histórias, reflexões, conhecimentos, entre outras coisas, se enclausure!

Lista de participantes e divulgadores da 10ª Edição do BookCrossing Blogueiro.

7 comentários:

  1. Oi Luma,
    Eu amei a criatividade das fotos!
    E os livros 'esquecidos', são ótimos,
    sorte de quem os encontrou.
    Conforme relatei em postagem,
    participei no primeiro dia do BookCrossing Blogueiro,
    e o tempo estava completamente nublado em minha cidade.
    Mas é sempre um prazer incentivar o hábito da leitura,
    e fazer parte desse movimento.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma! Muita arte nas imagens que combinaram perfeitamente com o objetivo de libertar os livros da estante e fazer girar o gosto pela leitura. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  3. Oi Luma, tenho tanta coisa pra falar...rs
    Primeiramente, é uma alegria mesmo pra mim ver o Bolhinhas citado aqui... Saber que um texto nosso te inspirou nessa atividade abençoada de libertar os livros, é uma honra verdadeira.
    Estou colocando meus comentários em dia. Fui visitar a mãe e lá não tive condições (nem cabeça) de fazer nada... Então me aguarde no Luz de Luma e desculpe as faltas...

    Não conhecia esse cantinho aqui tão especial... Ou já? Bom, de qualquer forma assinei o feeds e agora vou receber suas atualizações.. Cantinho gostoso e suave.. bom pra tranquilizar a mente..

    Luma, simplesmente sou apaixonada pelas obras do Ivan Cruz. Cheguei a reproduzir em tela duas obras deles dessa série Brincadeiras de Criança. Uma das crianças com barquinho de papel na água da chuva e outra da ciranda. Gostei tanto de pintá-las e ao meu ver ficaram tão bacanas que me frustrei rs... Me senti mal em reproduzi-las. Eu não sei criar, só reproduzir... vez ou outra arrisco umas casinhas que adoro pintar também. Gosto dessa arte mais moderna, contemporânea se assim posso dizer...

    Maria se inspirou nos quadros que pintei e fez um pra mim com menininhos sem rosto.
    Vou te marcar no face para as telas que fiz e o da Maria..

    Uma vez postei no Bolhinhas um trabalho semelhante a esse.. São também esculturas lúdicas com um acervo enorme. Veja o link do Bolhinhas http://zip.net/brq7s5
    Trata-se do Benson Sculpture Garden, localizada em Loveland no Colorado, Estados Unidos.
    Eu adoro trabalhos assim e fiquei encantada quando vi a primeira vez...Você é uma sortuda por estar perto disso tudo.. Sua inspiração foi encantadora... E saber que ainda foi obra de Ivan Cruz é mais apaixonante ainda...

    Bom, obrigada mais uma vez e eu dessa vez não participei. Meus livros estão como folhas em branco.. Os "livros de adulto". Me envergonho... Obrigada querida Luma... Um beijo grande no coração!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu amei essas fotos, e adoro conhecer histórias de pessoas que deixaram suas profissões, para seguir o coração e fazer algo maravilhoso...
    Essas estátuas são maravilhosas e retrata muito bem a minha infância, uma infância feliz no que se refere ao brincar.
    Não tem nada mais importante e urgente do que brincar, ler, contar histórias, criar, imaginar...
    Amei tudo...
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luma, que história incrível a do Ivan Cruz! Fiquei boquiaberta quando li que as esculturas foram feitas de cápsulas de munição derretidas. Que profunda transformação alquímica...
    Quantos livros legais você libertou!
    Fico muito feliz por saber que está gostando do "Meditações..."
    Bom feriado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Luma!
    Assim com a Dra. Cristiane, achei igualmente incrível o material usado para fazer as esculturas. E ter deixado a carreira para fazer o que gosta, que coragem! Bravo!
    E gostei muito das fotos, dos livros com as crianças. Beleza mesmo!
    Especial que gostou do livro. E mais ainda, completar a felicidade com o livro que ganhou.
    Estes são instantes preciosos da vida!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luma! Acredite se quiser, separei o livro e até agora nada de libertá-lo! :p Mas sei que a data é um marco, porém não impede a libertação e postagem posterior à data. Te aviso quando o fizer.
    Adorei o lugar das libertações e ver o livro que lhe enviei entre eles. O objetivo com certeza é multiplicar leitores por esse mundão afora. Abraço, lindo domingo!

    ResponderExcluir