Minha participação na 8ª Edição do Bookcrossing Blogueiro

Quando você termina de ler um livro, o que faz com ele? Você pode se surpreender em saber quão longe ele poderá ir quando libertado!

Qual razão existe em ler um livro e guardá-lo para si, senão a desculpa de que irá reler, o que na verdade isso não é cem por cento uma verdade.

Aquele que não liberta o conhecimento, perde a segunda razão da leitura. Ter conhecimento e não libertá-lo é como viver dentro de uma caixa, em um mundo cheio de si. Você morre e morre todo o conhecimento consigo, consequentemente a sua existência passará em branco. Ensinamentos sempre foram repassados pelos sábios e não o seu contrário.

Bookcrossing é muito mais que libertar um livro da clausura da estante; é um modo de vida, uma paixão e um fenômeno que já envolve 232 países. É serendipidade, um bom karma, um gesto de bondade com quem resgata o livro.

Já escutei e também li sobre pessoas que sofreram transformações em suas vidas, depois que leram um simples livro e também sei que existe uma corrente vibrante formada em torno do bem comum focada por um amor maior desejoso da transformação da humanidade.

Muitos não compreendem o conceito do bookcrossing, justamente por não acreditarem que várias pessoas motivadas por atos aleatórios de bondade, ajudam a transformar o mundo com menos egoísmo e pobreza de mentalidades.

"O que eu irei "lucrar" dando um livro "meu" para uma pessoa que não conheço?"

É esse tipo de pensamento que não faz o homem evoluir. Ter uma grande biblioteca chega a ser ridículo em nossa época, pois esse comportamento faz parte de uma época em que deter livros era relacionado com status - Era preciso "ter" para "ser". Muitas vezes, os livros guardados em uma biblioteca nunca eram manuseados.

Leve seus livros para respirar, liberte-os!

Doar, reduzir, reciclar, reutilizar... Assim faço!

No início dessa edição do BookCrossing Blogueiro, tive que me preparar para uma viagem inesperada e por isso juntei rapidamente os livros. A minha sorte é que, organizada como sou (...), já havia anexado uma etiqueta em cada livro. Já as revistinhas em quadrinhos, doadas pelo meu filho, combinamos de entregarmos em mãos para as pessoas que nos atendesse durante o trajeto, pois seria inviável etiquetar quase 50 gibis.

Quando saí de casa para viajar, estava quase amanhecendo e somente quando estávamos na garagem, surgiu a dúvida acima, de como iríamos libertar os livros sem as etiquetas e como faríamos para fotografar todos os livros que seriam libertados. Para documentar o evento, o jeito foi colocar tudo no chão da garagem. Pronto!
"A caldeira do Diabo" (Peyton Place) - Grace Metalious, "Tempo de Ser Amigo" de Ivacy F. Oliveira e Odiléia Lindquist, "Longe dos Olhos" e "Dona Casmurra e Seu Tigrão", ambos de Ivan Jaf, "A Droga da Obediência" e "O Fantástico Mistério de Feiurinha", ambos de Pedro Bandeira, "Colcha de Retalhos" de Célia Rodrigues, "Pesadelo na Neve" de Graziela Bozano Hetzer e dois exemplares do romance "A Ilustre Casa de Ramires" de Eça de Queirós e revistas em quadrinhos.

Quando chegamos ao nosso destino, já não tínhamos mais as revistinhas e muito menos os livros. O mais bacana foram as demonstrações de interesse pelo BookCrossing. Essa foi mais uma confirmação do interesse das pessoas por qualquer assunto que as tire do marasmo dos dias e que traga um refresh para seus cérebros tão acostumadinhos com conceitos antigos. Um livro "grátis" quem não quer?
Nessa edição o livro que a Roseli Pedroso me enviou na 7ª Edição, foi enviado para a Neula Abrantes. No mesmo dia, chegou o livro da Simone Miletic, que depois de ler irei enviar para uma pessoa que ainda não confirmou o pedido. Depois aviso se estiverá disponível.

Você sabe enviar livros pelo correio pagando pouco?

Existe um serviço disponível em qualquer agência dos Correios, até mesmo nas franqueadas para envio de publicações até o limite de 5kg, chamado "Impresso normal registro módico". Ao enviar, basta escrever "Registro Módico" abaixo do destinatário de forma destacada.

Essa modalidade de envio, destina-se apenas para livros e material didático. Deixe para fechar o envelope ou embalagem na agência, após a verificação do funcionário sobre o conteúdo ou se preferir fechar antes, deverá permitir a sua abertura em caso de dúvidas. 

Lembrando que o "Registro módico" é uma modalidade especial do "Impresso normal" e que você recebe um código de rastreamento para acompanhar a postagem pela página virtual dos Correios.

Aliás, existe um grande dificultador no site dos correios que impede o fornecimento de informações sobre essa modalidade de envio - mais detalhes você encontra no blogue "Leitora Viciada".

Não deixe seus livros parados na estante e se não quiser libertar seus livros, você tem a opção de fazer troca. Para tanto existe um site que as organiza. Veja como funciona o "Trocando Livros".

Mas você que é blogueiro, aguarde... A Silvana Haddad logo mais virá com uma proposta muito bacana para você que gosta de trocar livros.

Lembrando que em paralelo ao BookCrossing Blogueiro, acontece a versão "Kids", organizada pela Trícia Ferreira em seu blogue "Espelho de Si". Se você libertou livros infantis e está apenas linkado no "Luz de Luma", conte para ela no blogue ou na página do evento no facebook.

Lista de participantes e divulgadores da 8ª Edição do BookCrossing Blogueiro - O evento que começou no dia 16 de Abril, vai até o dia 23 de Abril quando comemoramos o Dia Mundial do Livro e Dia do Direito do Autor. Venha comemorar com a gente!!

Qualquer um que diz ter apenas uma vida para viver, não sabe o que é ler um livro :)

12 comentários:

  1. Nesse ano vou participar com 5 livros: O Hobbit, Como Viver Eternamente, O Mulo, O Menino da Mala e o livro que comprei mais recente, o livro Não Faz Sentido Por Trás das Câmeras, do Felipe Neto.Quem estiver no Rio pode ter a sorte de achar.

    ResponderExcluir
  2. Querida Luma
    Isso é que é lutar para transmitir conhecimentos!
    Parabéns pelo seu post.
    Por cá, também se estão a operar maravilhas neste sentido.Eu sempre fui adepta de trocas,embora nem todas as pessoas gostem de o fazer.Têm sempre receio de poder vir a precisar para consulta posterior.
    Uma excelente semana.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Luma que prazer ler seus textos! Sempre aprendendo mais e mais através de suas postagens. Parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelos livros libertados. Adorei ver o livro do Martin Luther King viajando por aí. É bom demais!
    Uma ótima semana. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Droga da obediência!!!! Gente, um clássico!!! Eu li!!!!

    Amei sua participação flor...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Pena que moro tão longe... Mas vou disseminar a ideia por aqui...

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Luma! Eu tenho muito prazer de participar desse projeto e disseminar a leitura tão importante para a formação da cidadania. Dormindo com o inimigo está na minha lista de leitura. Estou super curiosa para lê-lo. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o livro é seu!!
      Assim que terminar de ler, te envio.
      Beijus,

      Excluir
    2. Oi Luma! Que ótima notícia! Adorei a surpresa! Desde já, muito agradecida. E agora, ainda mais curiosa! Beijo!

      Excluir
  7. Eu digo de boca cheia, que participar do BookCrossing foi uma das melhores experiencia que tive nos últimos tempos.Ver no rosto de uma pessoa que gosta de ler, seus olhos brilharem é muito compensador.Não conhecia esse sistema de correio por um custo menor (até isso o bookcrossing indiretamente ensinando-me) para os livros. Eu, ré confessa "tenho preguiça de ler", a partir do bookcrossing passei a exigir mais este hábito de mim mesma. Um grande abraço. superlinda.com

    ResponderExcluir
  8. Você até fotografou! Que beleza! Eu já libertei meus três livros e gostei muito das informações que nos prestou. Não conhecia essa forma de remessa e o "trocando livros" me agradou. Vou ficar atenta à iniciativa da Silvana. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Luma, que boas informações deste! Tenho uns livros que quero mandar para um amigo em Brasília e essa dica vai facilitar. Não deu tempo de mandar para esta edição, pode ser que para a próxima.
    Falei para a Jô, lá nos comentários do meu blog, sobre a ideia de trocar livros. Isso vai ser ótimo!
    Bjim, cosquirídia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luma! Achei importante a divulgação do "registro módico". Envio livros desde o ano passado e só agora comecei a usar a modalidade, puxa, além de sair bem mais em conta tem a vantagem de ter o número do rastreamento, opção que não existe quando se manda o livro como carta simples.
    Um abraço!

    ResponderExcluir