Pequenas Delícias 2

Pudim de Pão e Framboesa

Tempo de preparo e cozimento - 40 minutos
Rende  4 porções

Ingredientes: 2 ovos -2 xícaras de creme de leite - 2 colheres de sopa de açúcar - 2 colheres de sopa de manteiga - 6 fatias de pão branco amanhecido sem casca - 1 xícara de chá de framboesas frescas. (usei congelada)

Preparo: Preaqueça o forno a 180ºC.

Unte com manteiga 4 xícaras extra grandes ou tijelinhas de sobremesa pequenas.
Bata os ovos com o creme de leite e o açúcar usando uma colher de pau até ficar homogêneo.
Passe manteiga nas fatias de pão e corte-as em pedaços pequenos. Coloque a metade do pão nas xícaras com o lado da manteiga para cima. Espalhe metade das framboesas.
Cubra com o restante do pão e das framboesas. Despeje por cima a mistura de ovos e deixe descansar por 10 minutos a fim de que o pão absorva um pouco; eu coloquei um pouco dessa mistura antes de colocar a segunda camada de pão.
Asse por 20-25 minutos ou até que fique dourado.

Kebab de frutas com purê de framboesa (Substituídas por goiabada de colher)

Tempo de preparo e cozimento - 25 minutos
Rende 4 porções

Ingredientes: 1 manga descascada e cortada em cubos - 1/2 abacaxi descascado e cortado em cubos - 1 e meia xícara de framboesas frescas (substituídas por 1 goiaba partidas em 8 partes e meia xícara de goiabada de colher) - 1 colher de sopa de suco de limão - 1 colher de sopa de manteiga - 1 colher de chá de azeite de oliva - 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.

Preparo: Espete as frutas nos palitos de madeira para kebab. Bata no liquidificador metade das framboesas com o suco de limão. Despeje o purê por uma peneira em uma pequena molheira (misturei o limão com a goiabada de colher).
Aqueça a manteiga e o azeite numa panela em fogo médio. Tome os kebabs até que fiquem levemente dourados dos dois lados. Polvilhe o açúcar de confeiteiro.
Sirva os kebabs como o purê de framboesas (goiabada de colher) para mergulhar e o restante das framboesas (goiabas) para decorar o prato.

Fritada de batatas e tomate

Tempo de preparo e cozimento - 45 minutos
Rende 4 porções

Ingredientes: 450g de batatas novas com cascas e bem lavadas - 4 ovos batidos - 2 colheres de sopa de tomate seco picado - sal e pimenta do reino - 3 colheres de sopa de cebolinha picada - 3 colheres de sopa de salsa picada - 1/2 xícara de chá de azeite de oliva.

Preparo: Leve ao fogo uma panela com bastante água salgada para ferver e cozinhe a batata por 10-12 minutos. Escorra e reserve.
Misture os ovos com o tomate seco e uma pitada de sal e pimenta. Junte a cebolinha e a salsa.
Corte as batatas em fatias de 5mm e adicione à mistura de ovos. Aqueça o forno em temperatura média.
Aqueça o óleo numa frigideira de 25cm. Poucos minutos depois, quando estiver bem quente, despeje a mistura de ovo e batata e abaixe um pouco o fogo.
Cozinhe por cerca de 4 minutos e em seguida coloque a frigideira no forno para cozinhar por mais 3 minutos ou até que o ovo esteja completamente cozido. Corte como fatias de torta.
*Para facilitar o preparo, não coloquei no forno e usei tampa na frigideira e fogo baixo. Se tiver um protetor de chamas para panelas, use-o.
Quem nunca fez uma fritada?

Surpresa de morango

Tempo de preparo e cozimento - 1h e 15 minutos
Rende 4 porções

Ingredientes: I caixa de gelatina de morango

Creme de baunilha: 1 e 1/2 xícara de leite - 2 colheres de sopa de amido de milho - 1 colher de chá de essência de baunilha - 2 colheres de sopa de açúcar - 1/2 xícara de creme de leite

Para a montagem: Geléia de morango - Pão de ló de baunilha (comprado pronto) - 1 laranja descascada e separada em gomos - 2 xícaras de morango fatiado.

Preparo: Prepare a gelatina de morango de acordo com as instruções da embalagem e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Prepare o creme de baunilha colocando 200ml de leite numa panela e deixe ferver em fogo médio. Misture o amido de milho, a baunilha e o açúcar com o restante do leite para fazer uma pasta macia. Adicione o leite fervendo e mexa por dois minutos, deixando engrossar.
Retire a panela do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Bata o creme de leite até que engrosse e incorpore ao creme de baunilha frio.
Aqueça um pouco a geléia. Se o pão de ló for grande, corte-o em pedaços menores ou fatias finas. Espalhe a geleia sobre o bolo e coloque em taças individuais.
Coloque os pedaços de laranja, fatias de morango e depois uma colherada de gelatina. Divida o creme de baunilha entre as taças e cubra tudo com o morango restante!
Maravilhoso!!

Receitas retiradas do livro "Pequenas Delícias" - Lata decorativa com 40 fichas de receitas doces e salgadas - Volume 1 de 4 "MELBOOKS" - Editora Melhoramentos.

Post complemento do blogue "Luz de Luma, yes party"

Um comentário:

  1. Sou do sal, já fui direto p/ fritada rsrsrsrsr
    Sou péssima p/ seguir receita, na verdade sou ruim com regras também rsrsrs Quando não aumento, substituo ou tiro... Péssimo exemplo!

    Bjo Bella!

    ResponderExcluir