10 principais pontos turísticos tops de Cabo Frio

Complemento da postagem do blogue "Luz de Luma, yes party!"

Além das inúmeras praias existentes na cidade de Cabo Frio, muitos outros pontos turísticos contam a nossa história.
Cabo Frio

Primeiro vieram os portugueses em 1503, Américo Vespúcio e 24 cristãos que construíram uma fortaleza-feitoria para extrair pau-brasil. Em paralelo, circulavam traficantes franceses e os índios passaram a comercializar o pau-brasil extraídos pelos portugueses na surdina. Em 1526, por causa de muitas desavenças com os portugueses, os índios tupinambás destruíram a fortaleza que eles haviam construído e, a partir daí, os portugueses passaram a policiar o mar com uma grande frota naval para que os piratas franceses não chegassem em terra. Persistentes, os franceses invadiram a fortaleza-feitoria que antes pertencia aos portugueses e instalaram a Maison de Pierre ("Casa de Pedra") em 1540.

Somente em 1575, Cabo Frio retornou para as mãos portuguesas, após um verdadeiro massacre de índios e franceses, o governador do Rio de Janeiro Antônio Salema e seu poderoso exército estabeleceram um bloqueio naval mais eficiente. O que não durou muito, quando a perda da independência de Portugal para a Espanha, a região voltou a ser frequentada pelos franceses, como também holandeses e ingleses.

Foram muitas frentes de batalhas, onde os portugueses colocavam os índios como escudos, para somente em 13 de novembro de 1615 ser fundada a Cidade de Santa Helena do Cabo Frio. Esse nome durou somente até a nomeação do primeiro Capitão-mor, que trocou o nome para Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.

As pedras do Itajuru sumiram e com elas os índios desapareceram. Foi cumprida a profecia, mas ainda permanecem muitos monumentos históricos que nos contam um pouco da trajetória do homem antigo por essa cidade que se modeniza dia a dia.

1. Morro da Guia
Cabo Frio
Marcado com cor vermelha está o Morro da Gruia e abaixo, imagens aproximadas.
Cabo Frio
O Morro da Guia, compreende a Capela "Nossa Senhora da Guia" que foi construída em 1740 fazendo parte de conjunto arquitetônico religioso e patrimonial, mais o seu entorno. Além da vegetação nativa de restinga e mata atlântica, estão diversas pedras sulcadas do período Arcaico ou Pré-cerâmico (2.200 A.C. a 500 D.C.). Dentro da capela você encontra um santuário com a imagem de Nossa Senhora da Guia.

2. Passagem
Cabo Frio
A edificação vista dos dois lados com um portal no meio funcionava como entrada no "Bairro da Passagem". Você pode imaginar porque o bairro recebeu esse nome? Este era um ponto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias que atravessavam o Canal do Itajurú.
Cabo Frio
Este bairro abriga os casarios mais antigos da cidade, além da Igreja de São Benedito.
Cabo Frio
No passado, os pescadores estendiam suas redes no largo defronte a igreja e nas festas destinadas ao Santo padroeiro dos negros "São Benedito" dançavam o "jongo". Também nesse local aconteceram as famosas lutas de capoeiristas e policiais, ao som das cantigas de “bangulê”, palmas e tambores.
Cabo Frio

3. Forte São Mateus
Cabo Frio
O Forte São Mateus, construído por portugueses e índios tamoios é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana construídas em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia.
Cabo Frio

4. Convento Nossa Senhora dos Anjos e Museu de Arte Sacra
Cabo Frio
O Convento abriga uma capela, o cemitério da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e São Francisco das Chagas, as celas, a igreja, a sacristia e os pátios internos com pequeno claustro. Aqui se destacam as pinturas no teto da capela-mor, os painéis dos altares laterais, o piso de lajotas de barro e o Cruzeiro de Santo Antônio, em frente ao convento. 

O Museu de Arte Sacra é patrimônio histórico tombado pelo Iphan em 1957. As visitas são guiadas e possui em seu acervo imagens barrocas dos séculos XVI e XVII em terracota e madeira.

5. Igreja Matriz Nossa Senhora de Assunção
Cabo Frio
A Igreja Matriz foi construída em 1615 por ordem de Dom João V. Em estilo jesuítico, tem altares em estilo barroco. A imagem da padroeira no altar-mor, foi feita em Lisboa e esculpida em madeira estofada com detalhes em ouro.

6. Sítio histórico da Fazenda de Campos Novos
Cabo Frio
A Fazenda Campos Novos é uma antiga propriedade da Companhia de Jesus. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, a área foi incorporada aos bens da Coroa, passou em 1823 por reforma agrária e em 1993 voltou para as mãos do município. Seu interior está totalmente íntegro com a estrutura arquitetônica original jesuítica preservada.

7. Dormitório das garças
Cabo Frio
Parque ecológico inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente de 2007 como pólo permanente para a difusão de técnicas preservacionistas das espécies nativas do mangue, principalmente as garças. Com auditório para acomodar 40 pessoas, mirante para ver a chegada e partida das aves, também um monumento em homenagem ao poeta cabofriense Cardoso da Fonseca. O espaço é aberto ao público gratuitamente e o auditório é usado muitas vezes por educadores e ambientalistas para palestras sobre o meio ambiente.

8. Parque das Dunas
Cabo Frio
Importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro. A maior duna tem 33 metros de altura e é chamada Dama Branca. Se movimenta lentamente com as estações, soterrando tudo que nela estiver e tem excepcional beleza geológica e paisagística.

9. Casa Atelier Carlos Scliar
Cabo Frio
Todo artista plástico brasileiro que se preza tem por obrigação vir à Cabo Frio. Não é à toa que temos o maior número deles por metro quadrado. Eu mesma voltei a pintar depois que tive o convite dessa iluminação natural e a combinação de cores da natureza local. Para onde miramos o foco, dá vontade de enquadrar e retratar em uma tela. Sou exímia frequentadora da Casa Atelier Carlos Scliar. Tenho muitas fotografias tiradas dentro e fora da casa e também fiz uma postagem falando desse artista fenomenal! Que por acaso conviveu com uma blogueira amiga nossa, mas não conto! Deixo ela contar, se quiser!

O sobrado do séc. XVIII foi restaurado por Scliar nos anos 60 e nos anos 70, ampliado por Zanini e conservado do mesmo modo que Scliar manteve por mais de quarenta anos. Abriga objetos pessoais e material de trabalho, além de um acervo de obras de Scliar e outros artistas, como Graciano Pancetti,  Bonadei, Farnese, Guignard, Ana Letycia,  Glauco Rodrigues, Zimmermam,  Cildo Meirelles e outros.

10. Outros pontos turisticos

Difícil foi encaixar todos os pontos turísticos nessa seleção de 10, obedecendo a proposta do Blogue "Misturação" que fez aniversário no dia 19 de Março - Em comemoração foi realizada uma blogagem coletiva, que pelo que você pode observar, estou atrasada em minha participação. Fica aqui registrado o meu carinho pela Ana Karla... Parabéns pelos 4 anos de blogagem!!

Ah, o décimo ponto turístico complicou. Fica à sua escolha entre os citados abaixo e venha visitar esse paraíso na terra que escolhi para viver!

Anjo caído, Canal do Itajuru, Fonte do Itajuru, Malibu, Morro do Arpoador, Museu do Surf, Reservas de Sambaquis, Rua dos Biquinis, Monumento em homenagem ao Salineiro, Praça Porto Rocha, Monumento Teixeira e Souza, Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome, Marco das Sesmarias do São Bento, Parque Municipal da Praia do Forte, Antigo farol, Parque da Preguiça, Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, Largo de Santo Antônio, Fonte Feliciano Sodré, Pelourinho, Figueira do Portinho, Palácio das Águias, Parque da Boca da Barra, Ilha do Japonês, Dunas do Peró, Rio São João, Trilha da Caverna - Ponta do Chapéu, Trilha do Farol, Trilha da Praia Brava, Restinga do Peró, entre outros.

Deguste da vista aérea de um canto da cidade...
Cabo Frio
Venha pisar em areia branca e fininha como sal e se refrescar em uma água bem geladinha...

89 comentários:

  1. Outro blog da Luma e eu nem sabia....

    Lugar maravilhoso, Luma!
    Deve ser um privilégio morar num lugar com uma natureza que grita pra ser admirada.
    Um lugar que eu amaria conhecer é esse Forte São Mateus... tanto mistério, coisas de séculos passados... isso me instiga muito.

    Muito prazer, Cabo Frio!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!!
      Esse blogue é um apoio para o "Luz de Luma".
      Aqui em Cabufa você não tem o direito de acordar de mau humor. Além do previlégio da natureza, a cidade é super limpa! Só suja quando os turistas chegam e começam a jogar lixo pelas ruas, praias... mas é dessa flutuação turística que sobrevive o comércio, daí temos que aturar!
      Do Forte São Mateus você tira fotos lindas com mar a perder de vista. Sempre quando caminho até o final da praia, gosto de sentar na mureta do forte e praticar um pouco de contemplação.
      Se Deus é brasileiro, ele mora em Cabo Frio (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  2. Adorei conhecer sua cidade, seu paraíso. Bom dia Luma. Não participei da BC, mas prometi à Ana Karla que estaria presente, olhando, conhecendo...
    Um beijo doce.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Astrid, você também mora em um paraíso e teria muita coisa para mostrar para os convidados da Ana Karla.
      Um beijo doce para você também!! :)

      Excluir
  3. Lindíssimo post e Cabo Frio é linda demais!Tanto a ver! Lindo aqui! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa mesmo, Chica! Só que o turista, muitas vezes quer apenas praia... o que não é de todo ruim, não é mesmo? Faltou tanto para mostrar, mas o post ficaria imenso! Beijus,

      Excluir
  4. Luma!
    Também não sabia desse blog.
    Você realmente definiu sua cidade como paraíso e não tenho dúvidas disso. No seu olhar é linda de viver e espero vivenciar cada uma dessas dicas.
    Obrigada pelo carinho.
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Karla!!
      Você não conhecia porque não coloco na lista de blogues. Acho improducente ter vários blogues, apesar de ter no total 14 blogues. Para não deixar os leitores e amigos do Luz de Luma perdidos, prefiro deixar somente ele na lista. Os outros blogues são específicos para nichos e este, como disse acima, é um apoio para o "Luz".
      Quando você vier, serei sua guia turística! :)
      Beijus,

      Excluir
  5. Luma que cidade mais linda a sua. Já estive aí uma única vez mas não cheguei a explorar os locais. É bom saber para voltar de novo e degustar a cidade no todo. Ainda mais agora com sua orientação.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe eu sei como é! A maioria chega e pega o caminho da praia. Depois não querem mais sair de lá! :) Eu amo cada cantinho dessa cidade!! :) Beijus,

      Excluir
  6. Que lindo Cabo Frio! Tanto tempo que não vou por lá... eu quero!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adoro quando alguém se orgulha e descreve tão poeticamente a sua terra. Acho q são olhos de puro amor q vc usou para nos mostrar Cabo Frio. Não conheço e vou usar estes pontos para formar um futuro itinerário. Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene!!
      Se você conhecer Cabo Frio, verá que tem muito mais! Deixei de colocar as fotos das praias, justo para sair do lugar comum, já que existem tantos outros pontos turísticos que invariavelmente não entra no cardápio por ser cultural.
      O brasileiro tende a achar cultura, algo chato e por esse motivo também, o patrimônio histórico cultural não é conservado direito. Por aqui circulam muitos estrangeiros e em algumas épocas, eles chegam a fechar hotéis. Agora por exemplo, a cidade está infestada de noruegueses.
      Não agradeça! Vem pra cá!!
      Beijus,

      Excluir
  8. Já era seguidora, mas se não colocar na minha lista de blogs, lá no próprio, não consigo acompanhar. Colquei, devidamente, hoje. Nem preciso dizer o quanto é linda sua cidade. Nosso Brasil, em que pese suas muitas mazelas, é um pedacinho do que pode ser o paraíso. rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia!!
      Na página inicial do blogue fica mais fácil mesmo! Obrigada por adicionar!
      O Brasil é todo lindo, mas os brasileiros precisam aprender a olhar para ele com mais carinho.
      Beijus,

      Excluir
  9. Linda cidade Luma, ainda não conheço, então obrigada por compartilhar essas informações e visuais .E claro fica registrado mais um desejo de conhecer nosso Brasil, tão grande, belo e pouco desconhecido.

    bjim

    ResponderExcluir
  10. Lumaaaaaaa
    Que maravilha

    Humm que vontade de conhecer !!!
    Linda, linda a sua terra
    Adoro paragens assim
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  11. A cidade transmite paz!
    Cabo Frio é linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Susy! Como ligo felicidade a estar em paz, então vai ver que é por isso que sinto felicidade quando estou aqui!! Beijus,

      Excluir
  12. Cabo Frio mé uma bela cidade e você a mostrou com uma linda narrativa e bonitas imagens.
    Não sabia deste seu blog e agora vou voltar outras vezes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Élys! Você me fez lembrar que não revisei o texto (rs*)...
      Será sempre bem-vindo!!
      Beijus,

      Excluir
  13. Luma Querida, um dia escreverei de forma tão deliciosa de ler. Vc é minha inspiração e que lugar mais inspirador que vives hein...
    Saudações para tua cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bondade a sua!! :) Aqui é muito bom para se viver!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Luma,

    Quando criança, eu ia muito com meus pais visitar uns amigos em Cabo Frio. Eu odiava, achava a cidade horrivel. Recentemente, 2 anos atras, voltei e fiquei maravilhada. Não parava de admirar. Como está bonita esta cidade. Altamente recomendável para viver e para visitar.

    Amei suas imagens e tambem um pouco da historia que mal conhecia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!!
      Mas é verdade! A cidade era terrível! Vim aqui quando era criança e prometi que nunca mais voltava... viu como não podemos dizer "nunca mais"? (rs*)
      Parece que aconteceu igual para nós duas!!
      Beijus,

      Excluir
  15. Olá Luma,
    Amei rever Cabo Frio através das suas belas fotos. É um lugar privilegiado com suas belezas e encantos. Há algum tempo atrás...Bota tempo nisso...Eu, meu irmão e uma turma de amigos, íamos acampar por essas bandas. Ah!!! Saudades da areia branquinha...Dos cantinhos charmosos existentes ai.
    Linda participação!
    Beijos mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço muitas pessoas que usufruiram desse camping! Acho que ele bombava, né?
      Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir
  16. Luna que lugar magnifico! Estou encantada.Privilégio morar num lugar especial como este.Teu post nos deu a dimensão d sua beleza.Obrigada por compartilhar.
    Felicidades, sempre. Bjs Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloah, me sinto previlegiada...
      Obrigada você!!
      Beijus,

      Excluir
  17. Que cidade linda! Na adolescência, passei muitas férias em Arraial do Cabo e ia sempre a Cabo Frio. Preciso voltar e me aprofundar mais. O Sítio Histórico, por exemplo, não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa voltar, porque aqui mudou tudo!! Melhorou demais! :) E vai melhorar mais...

      Excluir
  18. Oi Luma querida!
    Que linda a tua cidade! Lugares encantadores e pitorescos. Você que faz o mundo blogueiro mais criativo, interativo, amigo e receptivo receba o meu abraço de parabéns neste dia especial dedicado a ti.
    Tem um mimo especial pra você. http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2013/03/parabens-pra-nos.html
    Beijos da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gracita!!
      Adorei o mimo!!
      Feliz dia do blogueiro para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  19. Querida Luma
    Não conheço Cabo Frio, mas pelas fotos e descrições vi que é o tipo de cidade que gostaria de visitar!
    Adoro esse tipo de arquitetura.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pra cá, Léia! Você e seu marido vão amar!! Vou apresentar para ele alguns amigos italianos que moram na cidade. Tem uma colônia aqui!
      Beijus,

      Excluir
  20. Luma,
    o coração ficou apertadinho de saudades desta tua linda cidade onde passei muitas férias inesquecíveis.Com tua completa descrição aprendi muito sobre a história e as atualidades daí.Gosto destes saberes interligados que nos remetem às histórias dos lugares e das gentes que neles habitam(ram).
    Nas ocasiões em que aí estive, não visitei todos os locais interessantes aqui mostrados.Taí,são ótimos motivos pra voltar, né?

    Vc escolheu teu cantinho muito bem escolhido.
    Vivo me repetindo, mas certas BCs dão oportunidades de "passeios" e conhecimentos imperdíveis.
    O departamento de turismo de Cabufa deveria se inspirar neste teu post.
    Um bom dia pra ti.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu, tem que rever os lugares por onde passou e vai ver como Cabufa mudou...
      Ah, vou mandar o post pra lá! :)
      Beijus,

      Excluir
  21. Que encanto de cidadeeeee!!
    Sei que estive em Csbo Frio qdo criança, pq tenho fotos, mas infelizmente não me lembro de nada! :(
    Amei a sua postagem, um verdadeiro convite. Fiquei apaixonada, e morrendo de vontade de pisar nessa areia branquinha.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  22. Luma, simplesmente uma maravilha de post.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  23. Luma, esse post ficou sensacional! Vivo indo a Cabo Frio e ainda não conheço todos os lugres que você mencionou. Realmente é uma cidade fantástica, cheia de história. E claro, lindas praias! Obrigada pela visita ao Feito com Amor e ao Rio de Metal.
    Um grande Beijo, Sigried.
    Rio de Metal
    É Feito com Amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou voltar!!
      Achei o seu blogue muito interessante!
      Muitas coisas que me interessam
      Beijus,

      Excluir
  24. Luma, que lindo tour! Belíssimas fotos! Não conheço Cabo Frio e gostaria muito de conhecer sua cidade.
    Beijos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem, Sônia!! E traz a sua máquina fotográfica. Eu sei que vai tirar fotos lindas :) Beijus,

      Excluir
  25. Luma,só fui a Cabo Frio quando era criança e vi que preciso voltar!Quantos lugares bonitos a conhecer!Não é á toa que voltou a pintar!A cidade tem pontos bem inspiradores!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes esquecemos de voltar em alguns locais, mas nem sempre só por esquecimento. Quem sabe a cidade não te disse nada na época. Cabo Frio era feia...

      Excluir
  26. Luma querida! Parabéns pelo post! Imagens lindas! Não conheço nenhum dos lugares citados... O nosso Brasil é lindo... Obrigada pelo carinho e pelo comentário!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tem lugares lindos nesse Brasil imenso!!
      Obrigada você por ser essa pessoa tão linda!
      Beijus,

      Excluir
  27. Querida Luma:
    Que bela postagem!Que belas imagens! Dá vontade de ir aí ver de perto como é tudo.Aprendi muito hoje,consigo.Faça mais postagens deste género.
    Do lado de cá do Atlântico, gostamos muito de ver.Parabéns.
    Quando puder,agradeço uma visita ao meu cantinho.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, você vai chegar aqui e ver um pedacinho de Portugal. Temos até festa portuguesa por uma semana! Tem muitos, muitos portugueses morando em Cabufa!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Olá, Luma..:)
    Hum...Legal, preciso pesquisar sobre Cabo Frio, andei dando umas "zoiadas"
    com google earth, volto mais tarde para ler com mais calma, tah..:)
    Por enquanto estou vendo videos do Youtube:
    01-H.A.A.R.P Weapon-How to make Earthquake
    02-HAARP - History Channel Documentry Part 1
    Slaves of Dubai
    The dark side of Dubai
    Ótemo e ótima semana!!
    A big Hug and Tchauzinho
    Música:
    Yo Yo Ma - Chugoku Chiho no Komoriuta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elena, dessa vez você pegou pesado, heim?
      O link The dark side of Dubai está sem conteúdo :(
      Sabe que quando o tempo fecha em Cabo Frio ficamos todos com medo. Teve um temporal no ano passado que deixou todo mundo impressionado! Acabou com a cidade! Ver essas tempestades de vento me apavoram demais!
      Você assistiu o vídeo em que o Marilyn Manson ataca o governo americano por sua influência armamentista? Vale a pena...
      Beijus,

      Excluir
    2. Olá, Luma..:)
      Hum..peguei pesado demais?
      O link do "The Dark side of Dubai", clicando nela, realmente está sem conteúdo, creio que deve ser em razão da palavra "dark side", pode ser que esteja na lista dos vocabulários censurados..:)), porém, colocando este link: http://www.independent.co.uk/voices/commentators/johann-hari/the-dark-side-of-dubai-1664368.html na barra de endereço, será levado à pagina propriamente dita, ok?
      Gostei muito de saber sobre Cabo Frio, o passado e o presente convivendo em harmonia..:)
      Vou procura saber sobre o Marilyn Manson tah..:)
      Ótemo e ótima semana!
      A big Hug and Tchauzinho
      Música: é que o link anterior da música de Yo Yo Ma, está errado, acho que deu dois "Tilts"..:))
      01- Yo Yo Ma and Jean Pierre Rampal - Chugoku Chiho No Komoriuta

      Excluir
  29. Nossa Luma. Uma lição de história enquadrada de belas fotos.
    Algumas delas parecias tiradas no Alentejo. As casas baixas, pintadas de branco, com o friso azul tão tipicas do nosso Alentejo.
    E no Sexta festeja-se o dia mundial de poesia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como escrevi para a Beatriz, somos um pedacinho de Portugal. Até colônia portuguesa temos aqui!! Festa portuguesa e tudo mais :) Beijus,

      Excluir
  30. Oi Luma.
    Saborosa a aula de história e, melhor ainda, o passeio turístico pelas belezas de Cabo Frio. É uma regalia ter você como professora de História e guia turística. Valeu. Já inclui Cabo Frio entre os locais que quero conhecer quando for ao RJ.
    Gostei do "puxadinho" virtual que construíste para o Luz. "Diga-me o que te proíbem e saberás o que desejas" é mais que uma frase inspirada. Expressa uma verdade num mundo de interditos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Jens!!
      Ah, você é muito gentil! Quando vier pra cá, avisa! Quero te guiar pela cidade!!
      Gostou da frase? Foi um momento de inspiração, mesmo!!
      Beijus,

      Excluir
  31. Um dia espero ir pra Cabo Frio e quem sabe te conhecer amiga.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi, Luminha,

    Eu ainda não conheço Cabo Frio, mas sempre quis conhecer.
    Por alguma razão a oportunidade tem me faltado, mas vou
    começar a investir neste projeto, viu? rsrs. O seu post ficou
    muito bom, me senti desafiada a realizar este meu antigo
    intento, rsrs.

    Beijo e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marly!!
      Você vai adorar a cidade, pode ter certeza! E eu quero estar aqui para te receber!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  33. A primeira vez que visitei essa maravilha, foi em 1977, quando fui a um Congresso no Rio e caia uma chuvinha fina; coisa rara! Mais tarde, voltei mais duas vezes e acampei com toda a família, inclusive o sogro e sogra (cariocas). Numa terceira vez, passei o final do ano na casa de um primo em Araruama e acabei levando esse primo para conhecer as praias de Cabo Frio; ele é carioca! Ainda hoje, ele comenta a vergonha de ter conhecido essas praias através de um paulista! Valeu, Luma! Essa região dos Lagos é realmente muito bonita; como todo o Rio! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitorio, tudo está mudado por aqui! Agora está chovendo quase todos os dias e caindo tempestade de raios e até granizo. Ah, mas vê como são as coisas! Seu primo agora quando vem em Cabo Frio, todas as vezes lembra de você!
      Obrigada pelos elogios à cidade, eu adoro!!
      Beijus,

      Excluir
  34. Uau, Cabufa!
    Esta terrinha é muito minha conhecida, passo quase todos os verões por aí ou em Búzios, pra dizer a verdade não é bem no verão, mas no meio do ano, quando os turistas vão embora e deixam a cidade aparecer de verdade, suas praias de areias brancas e fininhas, tantos recantos lindos e o que vi desta última vez, prédios belíssimos no final da praia do Forte.
    Cabo Frio é a paixão dos mineiros e cariocas, sem dúvida.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth!!
      Você vem na época certa. No alto verão também saio da cidade, deixo para os turistas!!
      Ah, agora também paulistas e os sulistas que estão deixando Florianópolis para os mais abastados!
      Beijus,

      Excluir
  35. Olá Luma.
    Fiquei encantada, com os lugares, com os detalhes e a historia.
    Parabéns escreves com paixão, admiro isso.
    Um encanto sua cidade, parabéns.
    Adoraria ver de perto.
    Deixando meu carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada pela cidade, vai ver que é isso!! :)
      Vem pra cá!!
      Beijus,

      Excluir
  36. Bom Dia !!!
    Que lugar lindo encantador , Ah! quero sim um dia me
    programar para estar viajando para este lindo lugar
    me encantei por vários , que Lindo Parabéns ...

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma,
    QUe locais mais lindos! Sempre quis conhecer Cabo Frio e com essas fotos fiquei tentada.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pra cá!!
      Aqui é lindo, você vai gostar!!
      Beijus,

      Excluir
  38. Minina ducéu...euzinha não sabia que vc morava em CF! Mora muiiito mal hein?!rsrs Essa cidade foi a minha praia desde a infância até com os filhotes maiorzinhos. Final da década de sessenta minha mãe comprou um apê aí. Enquanto a mineirada ia pra Guarapari, nós nos deliciávamos nas areias brancas e finas da praia do forte. Pulei muiiiitos caranavais no Costa Azul...bati muita perna na Gamboa... boliche...coxinha de frango com catupiry do Girassol e vi essa cidade crescer pra além das dunas com seus prédios e veranistas invandindo essa praia! Delícia demais Luma...gravados na memória com alegria.
    Beijuuss saudosistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, você frequentava mesmo a cidade!! Muito legal saber que fez parte de uma época boa da sua vida!! Vem pra cá!! Beijus,

      Excluir
  39. Quando era muleke já estive visitando Cabo Frio. Foi gostoso brincar nestas dunas. Tenho boas lembranças destas terras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro pertinho das dunas :) Muito legal você ter conhecido a cidade e se divertido por aqui!! Beijus,

      Excluir
  40. Oi Luma,
    Cada lugar mais lindo que o outro,dá vontade de visitar agora.
    Imagino que o clima daí é maravilhoso né e as pessoas são banhadas por essa natureza linda.
    Bonito demais!
    um bom domingo,abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clima é ótimo! No calor temos a brisa do mar e quando esquenta muito, ainda tem a ventania. Talvez com isso você não se acostume (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  41. Que bárbaro esse seu olhar de Cabo Frio,
    Cidade que enfeitou meus anos adolescentes e encheu meu coração de alegria, e aonde nunca mais voltei...engraçado...

    Uma outra, linda por sinal, visão da cidade da qual me lembrava só pelas praias, os passeios, e os amores infantis...
    Lindas fotos, uma outra Cabo Frio,

    Muito prazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino porque você só se lembra das praias... é que a cidade só se desenvolveu urbanisticamente nos últimos 20 anos. Antes era um arraial. Pelo menos é isso que os moradores locais dizem. Mas os monumentos estavam aqui para serem visitados e como disse no post, poucos são os turistas que se aproveitam desse lado da cultural da cidade. Beijus,

      Excluir
  42. Se Deus é brasileiro, ele mora em Cabo Frio haha Muito lindo mesmo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha pensei nisso no dia que a Dilma disse que o papa é argentino, mas Deus é brasileiro. Completei a frase: e mora em Cabo Frio!! A terrinha foi abençoada mesmo, e ainda não mostrei as praias, ilhas, esportes que podemos praticas, as comidinhas, as baladas... rs.
      Ah, vi que agora tem um blogue! Vou lá conhecer!!
      Beijus,

      Excluir
  43. Gosto muito de Cabo Frio. Menos da água extremamente salgada.
    Meus parentes são de Macaé e passei férias em Rio da Ostras, Búzios... Cabo Frio nem sempre era somente passagem, mas precisa viver para conhecer tão bem assim um lugar. Gostei de viajar pela cidade pelos teu olhos e espero voltar pessoalmente para conferir.
    Certa vez fiz um post sobre um passeio de bicicleta por Piacenza:
    http://cartadaitalia.blogspot.it/2006/02/tarde-de-sol.html

    :)

    ResponderExcluir
  44. Adoro Cabo Frio!
    Husband e eu, de vez em quando, vamos para o Hotel Malibu (só durante a semana) e curtimos muito Cabo Frio. Minha praia preferida é a Conchas. Vou caminhando até o Peró .......... aquele encontro das duas praias é lindo demais!
    Bela postagem. Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir