5º BookCrossing Blogueiro, eu participei!


O dia-a-dia que virou história
350 charges que contam dezesseis anos da história recente do Brasil

Váscoli, este é o pseudônimo usado pela dupla: Ivan Andrade Vasconcellos e Geraldo Magela B. Oliveira. Nessa edição, uma coletânia de desenhos que publicaram no jornal Folha da Manhã, que circula no sul e sudoeste do Estado de Minas Gerais.

Escolhi um lugar bacana para o meu livro ser libertado


O que me fez libertar esse livro, foi o recadinho deixado por Ivan na contracapa: "Me resta pedir que partilhe generosamente este livro com cada uma das pessoas que Deus colocou em minha vida para proporcionar-me a agradável ilusão de ser alguém especial".


No local escolhido foi instalado o "Museu do Surf de Cabo Frio" que anteriormente funcionava em um outro local na cidade. Se você acessar o link verá outras fotografias, inclusive da construção onde o emblema acima foi colocado. O museu reúne peças raras como a Prancha do Batman, ou Randy Rarick da Bat, pranchas raras de madeira balsa, os primeiros filmes de surf em super 8mm, rodados na cidade, e filmes antigos sobre o esporte, além de peças de diferentes nacionalidades.

Além do próprio museu, ao lado foram erguidas duas pistas de skate, uma free style (rampa) e um bowl (no formato de uma bacia) e como não haveria de ser, a estátua de bronze em homenagem a Victor Ribas, cabofriense, representante do Brasil no WCT-2006, a divisão de elite mundial, detendo o melhor resultado verde-e-amarelo da história do campeonato e que divulga a cidade mundialmente. No último andar do museu, os turistas podem apreciar a vista do litoral da cidade, através de uma potente luneta.


A "Praça da cidadania" foi inaugurada recentemente em meio às discordias políticas pré-eleição municipal, chegando a ser vandalizada pelos eleitores revoltados com a justiça eleitoral que não computou os votos da preferência da população na apuração. A cidade continua não sabendo quem será seu próximo administrador.

A escolha do livro para deixar na "Praça da Cidadania" não poderia deixar de ter cunho político, crítico,  contestador e com muito humor; nele é mostrada a sucessão dos acontecimentos cotidianos e a difusão instântanea das noticias que vêm nos tirando aos poucos a capacidade de percebermos o passar do tempo. Quantas e quantas vezes diante de uma lembrança de um fato passado exclamamos: "Parece que foi ontem..."

Nessa busca pela eficiência, a imprensa nos coloca diante de novos fatos a cada minuto, que nos parecem mais importantes que os imediatamente anteriores. Mas, de repente, algum fato nos faz olhar para o passado e só então nos darmos conta de que o tempo passou sorrateiramente sob o nosso nariz, nos roubando trechos importantes da memória.

As charges, com sua visão crítica e capacidade de síntese nos dizem num relance coisas que precisaríamos de vários parágrafos para traduzir, a cada dia, vão criando instantâneos que congelam a essência dos acontecimentos.

A Colêtânea desses fotogramas, produzidos nos últimos dezesseis anos pelo Váscoli, nos permite montar um filme ao mesmo tempo divertido e denso de conteúdo que nos traz à memória com incrível rapidez, os fatos mais importantes desse período e as circunstâncias que os cercaram.

Acompanhando os desenhos, estão textos jornalísticos que situam o visitante a respeito da conjuntura que deu origem a charge.

"O dia-a-dia que virou História", conta parte importante de nossa história, em seus aspectos políticos, econômicos e sociais, mas acima de tudo, tem inegável capacidade de nos fazer rir dela e ludicamente ajuda a formar um pensamento crítico dos acontecimentos.


O livro ficou sobre a placa de inauguração da praça bem em frente ao Museu do Surf. Não chegou a esquentar no sol, pois assim que o deixei, olhei para os lados e dentro do museu, o rapaz que lá trabalha, abriu os braços levantando as mãos perguntando o que o que era e eu disse "É um livro livre colocado aqui para conhecer novos leitores". Enquanto eu ia para o carro, ele correu para resgatar o livro. Dessa vez soube quem dará boas risadas com o ex-meu livro.

Este post é integrante do "5º BookCrossing Blogueiro", veja a lista de participantes.
Participe também da página do evento no facebook.
Quer ajudar a divulgar? Leve um banner para você.
Liberte seus livros e faça parte de uma grande aventura!

14 comentários:

  1. que máximo,quem achou está com um tesouro em mãos!
    Beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei...
    É fantástica a emoção que toma conta da gente quando vemos quem acha o livro!
    Essa foi minha experiência também contada lá no segundo post do Book Crossing Blogueiros!!!
    Muito bacana.
    E eu que te conheço há tanto tempo Luma não conhecia este teu blog...gostei.
    Beijo grande.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui visitar os participantes!! A linkagem leva tempo, já que nem todos chegam para avisar que postaram e o tempo anda curto, menininha!! :)
      Me diverti muito, principalmente quando vemos a cara de surpresa quando leem o bilhete! Algumas coisas não tem preço!!
      Beijus,

      Excluir
  3. Ótimo lugar que escolheste pra libertar teu livro, Luma! Até eu gostaria de ter encontrado.
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você iria gostar de passear por lá!! Nessa praça também funciona a "famosa" feirinha de artesanato de Cabo Frio - agora com novo layout. No próximo final de semana vou passar por lá, para saber se o meu menino foi lido!! ;) Beijus,

      Excluir
  4. OI Luma!
    Muito legal o lugar escolhido e toda a resenha que você fez. O rapaz certamente dará boas risadas. Este eu gostaraia de ter achado!
    Também libertei o meu, segunda-feira faço o post.
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vou esperar pelo seu post! Uma pena que não tenho vários exemplares desse livro... rs. Beijus,

      Excluir
  5. Que lindooo!
    Que bom para quem achou : )

    ResponderExcluir
  6. Ah muito bem pensado! Tudo condizente, um livro da história brasileira em um marco histórico junto a um museu. Melhor é impossivel. Você pensou em tudo mesmo. E ainda ficou descansada que concerteza será o rapaz que trabalha lá.
    Que aventura hein! Só faltou mapa do tesouro e enterrar o livrinho dentro de um baú (risos).
    Muito bom participar de mais esta inicitiva livreira e solidária.
    Beijinhos e abracinhos querida Luma.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Ah, que chique Luma! Fico a aimaginar a sua emoção quando o rapaz pegou o livro.
    E o recadinho na contra capa é tão singelo e terno. Estou sorrindo aqui.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Luma,

    Fora a finalidade maior, que é a libertação de um livro, o mais agradável do BookCrossing Blogueiro é ler os posts dos participantes, com os resumos das obras escolhidas, as descrições dos locais onde foram deixados, e as emoções que o ato em si provoca, tanto em quem doa quanto em quem recebe. Permite ainda que a gente vá anotando os títulos que mais nos interessam para posterior leitura.

    Seu post está delicioso de ler!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Super bacana...como sempre acabamos aprendendo mais um pouco, não é mesmo?!Estou tentando comentar hoje em alguns blogues...Chego em todos...
    Paz e bem

    ResponderExcluir