Sopas de Tomates

Dando continuidade a postagem "Tomates em sua dieta", no "Luz de Luma, yes party!" publico outras receitas de sopa, sendo que uma é gelada para os amigos que estão veraneando.

Sopa de Tomates e Abacaxi

3 xícaras de suco de tomate
1 xícara de suco de abacaxi
1 copo de água fervendo
2 tabletes de caldo de carne
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de parmesão ralado
Sal, se faltar.

Misture os sucos de tomate e abacaxi, a água fervente e os caldos de carne. Desmanche nessa mistura a farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Prove o sal e, se quiser, junte uma pitada de pimenta-do-reino. Divida o queijo por 4 ou 5 pratos fundos. Despeje por cima a sopa bem quente e sirva imediatamente.

Sopa de Tomates Vienense

3 tabletes de caldo de carne, dissolvidos em 6 copos de água
6 tomates grandes
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá rasa de açúcar
2/3 de xícara de vermi celli ou outra massinha para sopa
Cebolinha verde picada.

Cozinhe os tomates picados no caldo de carne. Bata no liquidificador e passe por peneira. Volte ao fogo e junte a manteiga, açúcar e massinha. Quando estiver macia, ligue a sopa com o amido de milho dissolvido em água fria. Se a sopa estiver grossa, dispense a liga.

Sopa gelada de Tomates e Alho-Poró

1 quilo de tomates
2 alhos-porós
1/2 xícara de folhas de aipo
Pimenta-do-reino
Molho inglês
Noz-moscada
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 pouco de creme de leite, gelado e sem soro
3 tabletes de caldo de galinha
2 litros de água

Lave bem os tomates e corte-os em 4 ou 6 pedaços. Corte também os alhos-porós. Leve-os ao fogo com o aipo e açúcar, os dois litros de água e os tabletes de galinha em uma panela de pressão por 10/12 minutos para tudo desmanchar. Se quiser colocar em panela comum, quando os tomates e alhos-porós estiverem cozidos retire do fogo. Passe tudo pelo liquidificador e junte os temperos. Deixe gelar bem. Despeje nos pratos e enfeite com uma colherada de creme de leite ou 2 ou 3 pitangas em creme, feitas com o bico de confeitar. Polvilhe sobre o creme de leite um pouco de noz-moscada e sirva geladinha.

A seguir, a minha participação "Na Cozinha com..." Adália, do blogue "Um sonho de...":

Sopa de tomates simples

  • 8 tomates;
  • 1 Colher de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 cebola de tamanho regular;
  • Sal, o quanto baste;
  • 2 copos de leite;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 copos de água;
  • 2 tabletes de caldo de carne.
Refogue a cebola, cortada fina, na manteiga ou margarina. Junte todos os tomates em pedaços, refogando-os bem. Adicione a água e os tabletes de caldo de carne. Espere os tabletes de carne dissolverem e retire do fogo. Passe tudo no liquidificador e volte para a panela, deixando levantar fervura.
À parte, dissolva a farinha de trigo no leite. Abaixe o fogo e despeje essa mistura na panela. Dê uma misturadinha e aumente o poder da chama. Sempre mexendo, ferva por 10 minutos e sirva polvilhada com salsinha ou tomilho.


Comemos tudinho!

*Algumas pessoas optam por usar purê de tomates comprado pronto – Eu não gosto! Mas se for o caso de adotar a praticidade, use uma lata de purê ou caixa, substitua o leite por 1 lata de creme de leite. Como sugestão e para dar uma reforçada no tempero, sugiro polvilhar com alho pré-frito.
Bonne l'appétit!

Acessem o blogue da Adalia e comentem. Ela vai adorar a visita!

4 comentários:

  1. Oba!!! O negócio aqui tá ficando bão!!!

    Sopinha para todos os gostos... E euzinha tendo o maior prazer de seguir um novo blog que já nasce com sangue azul de Luz Luma...

    Bom fim de domingão p/ vc!

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Luma, esta sopa de tomate com abacaxi já me deu agua na boca!
    Delicia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Copiei essas receitas. Marido é apaixonado por tomate e vive reclamando que quer porque quer uma sopa de tomates feita por mim! Porque eu, meu Deus? Tem pronta não? rs :/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir