O Azul

azul
Ah, O Azul... quando olho para o céu ou para o mar e percebo as vibrações dessa cor, sou tomado por sentimentos de relaxamento e plenitude. A alegria ao se ver o Azul de um céu primaveril ou quando se dissipam as nuvens da tempestade; é algo que transcende a compreenção e remete à uma totalidade que preenche nosso ser com paz e tranquilidade.

No Azul se encontram o ar vital e a água que nutre e acalanta.

Pode-se mesmo dizer que o Azul É o infinito e o etéreo divinal.

Presente em todas as culturas como um símbolo de transcendencia e harmonia, o Azul se relaciona a um poder que está situado na esfera de nossa psique como sendo o arquétipo da integração do Um ao Todo e que constela os mitos da criação universal na grande água do início dos tempos.

Ao calmo e frio Azul se contrapõe o quente e energético vermelho possibilitando contrastes cromáticos que podem chegar ao paroxismo! Dentro do ventre de nossa Mãe, imersos na Azul água da vida, estamos envolvidos pelas vermelhas cores do sangue maternal . Somos então levados desde o início, aos opostos complementares de que se fazem o viver e o morrer.

Ao seguir o Azul do dia até o Azul da noite, nos perdemos no infinito desta paisagem, plena de mistérios e deslumbramentos e que contrasta com todos os tons de púrpuras e laranjas que como chamas divinas, inebriam o olhar daqueles que os podem contemplar.

Odes e poemas ao Azul foram escritos por delirantes poetas e menestréis os cantaram para o deleite de reis e plebeus.

Paul Verlaine O declamou em versos "O céu está por sobre o telhado, tão Azul, tão calmo", Tim Maia O cantou em " Azul da Cor do Mar"

azul
Van Gogh O pintou alucinado em turbulencias e espirais cintilantes de estrelas.

Quando vemos uma estrela a bruxulear em faiscas Azuladas contra o NegroAzul do céu podemos imaginar sua luz viajando pelo infinito até chegar a nós e dizendo:

"Olhe-me simples mortal e sinta a eternidade em meu piscar! Aqui sempre estarei assistindo ao teu passar."

O Azul representa o "para sempre" e o "continuum" do qual a vida se faz.

Quando se pensam ou se inventam os paraísos, no Azul os situamos, envolvendo maravilhosas paisagens plenas de cascatas e lagos serenos com cintilantes faíscas Azuladas que reverberam em nosso olhar. Nas mais importantes mitologias e religiões do mundo e em todas as épocas e lugares o Azul sempre foi a cor dos grandes deuses; Zeus para os gregos, Odim para os teutônicos, Krishna para os hindús, Amon-rá para os egípsios e finalmente, Jesus para os cristãos.

Nossa experiência com o Azul na natureza nos fala de realidades que transcendem a escala humana e incitam a nossa intuição a entender o imenso esquema do qual fazemos parte. O uso do Azul em imagens sagradas é um modo de trazer essa imensidão para uma escala que possa ser compreendida pela mente humana.

Azuis são os mantos do Cristo e da Madona que também é chamada de "Blue Lady", sendo também a Cor dos seres celestiais e de auras místicas. Em algumas imagens criadas com intuito de mostrar a bondade e transcendencia divina de Jesus, chega-se ao cúmulo de retratá-lo com olhos Azuis...

Quando fitamos o olhar Azul de uma pessoa, somos tomados de imediata admiração e prazer ao contemplar, nos deixando muitas vezes enganar pela aparencia e sendo levados a cometer erros de julgamento acerca da personalidade do portador de tais maravilhas...

"Quem vê cara, não vê coração" diz o velho ditado !

azul
Inumeráveis experimentos com as cores foram praticados à exaustão pelos psicanalistas da Gestaldt e servem de base a muitos ensaios científicos e a novas pesquisas que se fazem para aprofundar os conhecimentos sobre as dinâmicas psíquicas e corporais relacionadas à cores e que regem a todos os seres humanos e até mesmo aos animais e vegetais.

A cor é uma sensação provocada pela ação da luz sobre os órgãos da visão. A radiação eletromagnética atravessa o cristalino e incide sobre a mácula e a fóvea, Estas regiões estão situadas no fundo dos olhos e estão cobertas por células chamadas Cones e Bastonetes e que são os responsáveis pela percepção desta radiação como sensações visuais .Uma das características mais importantes da radiação é o comprimento de onda . Os valores de grandeza situados entre 3.900 e 7.600 A° (angstroms) são os que podem ser percebidos pelo olho humano.

A dispersão de Rayleigh é a dispersão da luz ou qualquer outra radiação eletromagnética por partículas menores que o comprimento da onda que com elas interagem . Este fenômeno ocorre em sólidos , líquidos e principalmente nos gases e é o motivo pelo qual o ar é Azul.

Leonardo da Vinci, o grande cientista e pintor , concebeu a teoria pictórica da "Perspectiva Aérea" (o ar é Azul) a qual preconiza que se devem tingir de cores cada vez mais Azuladas os objetos representados a distancias cada vez maiores em relação ao observador da composição; criando assim a perfeita ilusão de profundidade em uma paisagem.

Foi Sir Isaac Newton quem primeiro descobriu e comprovou que as cores estavam todas contidas na luz do sol. Newton fez a luz "branca" passar atravéz de um prisma de cristal que a decompos em todo o espectro visível e ao fazê-la passar novamente por outro prisma , desta vez invertido, constatou que a luz colorida (decomposta) voltava a ser "branca".

A percepção das cores e da luminosidade envolve não apenas ações de física; mas também de fisiologia e de Psicologia. Ao observarmos um lenço branco à luz do dia ou à luz de velas, ele nos parecerá branco do mesmo modo. Isto se passa porque o cérebro corrige as condições de iluminação sempre que se faça necessário ou seja possível.

Ao se combinar cores-pigmento Azul e amarelo, obtemos o verde e da mesma forma, quando se combinam cores-luz Azul e verde se produz o amarelo. A combinação de Cores-luz (verde,vermelho e Azul) é o método usado para que se consigam os milhões de cores que se podem ver nos aparelhos de televisão e no cinema.

Goethe o grande estudioso da luz e da cor disse "Se gostamos de contemplar o Azul não o é por que Ele vem em nossa direção mas sim porque nos convida a Segui-lo."

azul
Helmholtz, físico e fisiologista alemão, concebeu no século dezenove a curiosa experiencia na qual se pintam manchas de um vermelho intenso sobre um fundo Azul vibrante em um pedaço de cartão que então é sacudido em frente ao olhar, tendo-se assim a ilusão de ótica na qual as manchas vermelhas se balançam como que soltas do Azul de fundo.

Há cerca de 135 milhões de anos apareceram os Angiospermas, plantas com flores que evoluiram ao interagir com o meio ambiente tingindo suas pétalas de cores as mais variadas possíveis com o intuito de atraírem pássaros e insetos para dispersão de sementes e transporte do pólem para a reprodução da espécie .O cientista Arthur Cronquist ao analizar o pigmento colorido das flores demonstrou uma sequencia na evolução das cores das pétalas na seguinte direção : Verde, Amarelo, Laranja, Vermelho, Púrpura e finalmente o Azul. A presença dos Azuis nas pétalas e demais estruturas florais é considerada como sendo a máxima expressão de beleza no reino vegetal. Podendo-se extender tal avaliação também ao reino animal e às pedras preciosas usadas em joalheria.

Se olharmos para dois objetos alinhados à mesma distancia de nosso olhar; o de cor Azul parecerá mais distante e menor do que aquele de cor vermelha.

Inversamente a esta ilusão de ótica, Edwin P. Hubble astrônomo norte americano, estudou a luz emitida pelas galáxias distantes; observando que o comprimento de ondas luminosas emitidos por estes corpos celestes variava; ora tendendo ao Azul, ora ao vermelho. O chamado efeito Doppler (para ondas sonoras), ocorre quando a fonte e o observador se movem um em relação ao outro; tornando o som mais grave ou mais agudo. Do mesmo modo , quando objetos estelares se afastam um do outro, o comprimento de onda visto pelo observador aumenta tendendo ao vermelho e diminuindo quando fonte e observador se aproximam tendendo ao Azul. Portanto, se uma galáxia estiver se aproximando, sua luz se desloca para o Azul e se estiver se afastando para o vermelho.

Em ambientes totalmente Azulados, também a sensação térmica percebida pelo nosso corpo parecerá mais fria do que se estivéssemos à mesma temperatura porém envolvidos por cores avermelhadas.

Para os momentos de íntimo relaxamento, inumeráveis gurus e terapeutas das mais diversas linhas de pensamento preconizam se imaginar flutuando no Azul ou sendo envolvidos pela Azulada luz celestial. E não é sem reais motivos ou constatações advindas de sérias pesquisas científicas que se recomendam os Azuis para que sejam reduzidos os níveis da pressão arterial e do hormônio cortisol e consequentemente se possa ter melhor saúde física e mental.

Bárbara Brown em suas pesquisas sobre "Biofeedback" descobriu por meio de eletroencefalógrafos, que as ondas cerebrais se alteram tornando-se mais longas e lentas em resposta à exposição das cores Azuis, induzindo assim a um estado mental e fisiológico de relaxamento e calma. A cor Azul é neutralizante das inquietações do ser humano.

O Azul faz lembrar um céu límpido, grandes extensões de água e sombras serenas. Essa cor sugere calma, tranquilidade e paz. De fato, pesquisas mostram que a resposta elétrica do cérebro ao Azul é o relaxamento (Birren,1988). Será essa a razão por que tantas pessoas gostam do Azul? Ou será talvez a fascinação por algo que está além do nosso alcanse, como sugeriu Goethe?

Para a cura e remissão de males em geral se preconizam banhos de luz nos mais variados comprimentos de onda . É a ciencia da cromoterapia, onde o Azul tem a grande importância de reconduzir a um estado de calma e quietude os mais exaltados estados de espírito.

Em Arte Terapia, pode-se fazer uso dos Azuis, preferencialmente com tintas e anilinas fluidas para que se estimule a percepção de sensações relacionadas às memórias de vivencias e também a uma introspecção para que se percebam com maior clareza fatos e acontecimentos da vida pessoal. Ao se reduzir a ansiedade e o estresse nos pacientes de Arte-terapia com o uso das cores Azuis, propicia-se uma "ponte" ou "porta" de acesso a conteúdos do inconsciente que de outra forma poderiam se manter ocultos.

azul
Há também o recurso Arte Terapeutico de se promoverem exercícios de imaginação dirigida em grupo; nos quais a proposta temática seja "mergulhar" ou mesmo "nadar" em calmas águas Azuis; com músicas lentas e relaxantes e que contenham ruídos ou sons de água fluindo, das ondas no mar ou de cachoeiras. Tais atividades remetem os participantes a estados psíquicos nos quais são ativadas lembranças da infancia, de momentos de lazer ou mesmo de puro deleite em se sentir flutuar, propiciando assim uma melhor integração consigo e com o grupo.

Pode-se ver também, em dezenas de publicações voltadas para a decoração de interiores, que sempre são indicados os Azuis para que se pintem paredes, tetos ou se incluam detalhes em tons de Azul nos quartos de dormir ou ambientes onde se pretenda o relaxamento, a meditação e a quietude dos sentimentos e das emoções.

Uma explicação para isso pode estar no fato de a vastidão do céu Azul estar sobre a nossa cabeça, tão alto e distante quanto os nossos olhos conseguem ver e desta vastidão provém as águas da chuva que saciam a sede, lavam e permitem o crescimento vegetal e a abundância das colheitas . Da mesma forma, o oceano desafia a nossa mente a ir além de seus limites, tentando imaginar a amplidão e a profundidade de suas águas Azuis repletas de peixes e alimentos.

O Azul como símbolo da água também remete a outros significados. A água limpa, nutre, refresca e transforma as substâncias, dissolvendo-as. Segundo os psicólogos junguianos, essa cor se associa com a função do pensamento, fluido e fugidio estando sempre a se transformar. Embora ressalvando que “a correspondência das cores com as respectivas funções varia de acordo com as diferentes culturas e grupos, e mesmo indivíduos”, Jolande Jacobi observa que o Azul ”É a cor do ar vazio e infinito, do céu límpido, a cor do pensamento…” (1979,97).

A água (H2O) é a molécula mais abundante na superfície da terra, e cobre cerca de 70% de sua superfície nas formas sólida e líquida, além de ser encontrada na atmosfera como vapor. Está em equilíbrio dinâmico entre os estados sólido e gasoso e em condições ambientes de temperatura e pressão (0 - 99° C , 1 atm). É um líquido fracamente Azul , praticamente incolor, insípido e inodoro. Nosso corpo é constituído por 75 % de água.

Em nossa lingua , costumamos dizer "Estou Azul de frio" porque associamos a baixa temperatua aos gelos dos cumes das montanhas e dos polos que tem uma cor Azulada em seu interior.

Certas pessoas padecem de um problema ocular chamado Cianoblepsia , que é a incapacidade fisiológica de se perceberem os Azuis ( cegueira para o Azul) ; é uma triste (Blue) condição!

Também a pele de pessoas que vivem a grandes altitudes (4000 ou mais metros) como os habitantes dos andes e himalaias, apresentam um tom Azulado devido ao pouco oxigenio presente na atmosfera e, entre os Ozarks, algumas das pessoas deste povo, devido à uma alteração de enzimas, tem a pele em tons de um Azul pastel. Os Tuaregues, nômades do deserto do Saara, são chamados de homens Azuis em decorrência de usarem sòmente vestimentas de um Azul escuro.

Alguns indivíduos que vivem em altas latitudes e lugares em que o inverno é longo e despido de cores quentes, apresentam uma síndrome de melancolia e depressão relacionada ao excesso de cores brancas, cinzas e Azuis. Para que sejam aliviados estes graves sintomas que podem até levar ao suicídio, são indicados banhos diários de luzes em cores quentes (amarelos, laranjas e vermelhos).

Experimentos feitos com alimentos saudáveis porém iluminados por intensas luzes Azuladas, fizeram com que alguns dos participantes da experiencia sofreressem de náuseas e indigestão como se estes alimentos estivessem deteriorados e impróprios ao consumo. A cor Azulada é própria de corpos em decomposição e alimentos estragados por mofos, sendo imediatamente assimilada pela psique como um sinal de perigo de envenenamentos ou distúrbios na saúde e por isso a reação orgânica de constipação e vômitos ao comê-los.

O Fogo-fátuo (ignis fatuus em latim), também chamado de Fogo-tolo ou, no interior do Brasil, Fogo corredor, João-galafoice e nas lendas do folclore, Boitatá; uma chama com luz Azulada que pode ser avistada em cemitérios, pântanos, brejos etc. É a inflamação espontânea do gás metano em contato com o oxigênio, resultante da decomposição de plantas e animais mortos.

Na lingua inglesa, o nome para a cor Azul (Blue ) tem a mesma grafia da palavra "triste" tendo se tornado o nome de um importante e maravilhoso estilo musical criado pelos negros norte americanos para que expreçassem o seu estado de espírito em relação à sua condição social e humana.

Um estudo conduzido pela pesquisadora Juliet Zhu , da British Columbia University no Canadá em 2009, constatou que o Azul encoraja a criatividade e percepção porque é associado ao mar, ao ar, à liberdade e à paz. O ambiente pacífico proporcionado pela cor Azul, estimula as pessoas a ter um comportamento de exploração e ao aumento de sua atividade intelectual. Este estudo confirmou também que a associaçao de determinadas cores a estados psíquicos específicos (criatividade, atenção, vigília, etc) está condicionada a fatores culturais e varia segundo as diferentes regiões geográficas no mundo. No Japão por exemplo, a cor branca representa o luto e a morte; enquanto que para nós, ocidentais, representa a paz e a pureza virginal. Exceção se abre para o vermelho, o verde e o Azul que possuem um significado e interpretação comuns a todas as culturas e em todas a épocas; O verde nos remete à natureza que reconforta e alivia, o vermelho sinaliza o perigo e a urgência e para o Azul se tem o relaxamento e as sensações de paz e transcendencia. Aqueles que preferem o Azul acima de todas as outras cores, tendem a se mostrar mais sofisticados em relação às suas escolhas e também mais propensos a crenças espiritualistas.

Verne F. Ray, antropólogo norte americano, também concluiu que a escala de tons cromáticos do modo como a conhecemos, varia de cultura para cultura e não está baseada em fatores fisiológicos ou anatomicos e sim em peculiaridades relativas à cada uma destas culturas. A cor sempre fez parte do universo da humanidade; sempre houve o verde dos vegetais (alimentos), o vermelho do sangue, da carne e do fogo (perigo e morte) e o Azul do céu e do mar (apaziguamento, saciação da sede, da fome).

Os antigos egípsios decoravam as pálpebras de seus olhos com maquiagem Azul feita com óleos misturados ao mineral Lápis-Lazuli, ficavam mais bonitos e protegiam os olhos contra moscas e mosquitos extremamentes abundantes nas margens do Nilo. O mineral Lápis-Lazuli é um composto do cobre e tem propriedades anti-sépticas.

Túnicas ou vestes púrpuras (um Azul violáceo) sempre foram privilégio de reis e eclesiásticos em todas as épocas e culturas. Esta cor era extraída das glandulas de um molusco do genero Múrex, quase levado à extinção de tanto ser explorado! O tão admirado "Índigo Blue" dos nossos Jeans, é extraido de uma planta indiana "Indigus", a qual contém em sua raiz um corante natural.

Com o surgimento da química orgânica no século dezenove, tornou-se possível a produção barata e em larga escala de corantes nos mais diversos tons de Azul, permitindo assim que os menos afortunados também pudessem ostentar em suas vestimentas e em outros artigos, a tão sonhada cor.

É tanta a importância dos Azuis que o artista plástico Yves Klein patenteou em 1960 uma determinada tonalidade Azul com a qual pintava seus quadros e a chamou de IKB (International Klein Blue).

Wassily Kandinsky em 1911 fundou um grupo artístico expressionista com o nome de uma de suas telas "O Cavaleiro Azul" (pintada em 1903, "Der Blaue Reiter "), também Pablo Picasso, o famoso artista cubista, teve uma fase (1903 a 1906, a fase Azul) em que suas pinturas tinham sempre uma tonalidade Azulada.

Azuis Celestes para deuses e reis, Acinzentados para autoridade e poder, Ultramar para emoções mais fortes, Esverdeados para lânguidas paisagens, Contrastantes para novas dimensões e possibilidades, Pálidos e Desmaiados para aqueles que se entregam ao torpor do viver e Violáceos para a sedução . Não há limites para os Azuis. Não há cor que não se combine com o Azul. Não há pessoa que não se deixe encantar por um mar de Azuis ou cambiantes nuvens cinza-Azuladas.

"Gosto do Azul, e quando estou vestindo uma roupa Azul, me sinto mais "limpo" e "leve" e quase sempre consigo um elogio ou observação quanto à elegancia e correção deste vestir", disse um conhecido gentleman...

Azuis para os meninos e Rosa para as meninas. Na sociedade ocidental atribui-se também valores sexuais às cores. Sendo que é considerado uma cor masculina o Azul e feminina os vermelhos e seus tons derivados.

Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade. O Azul claro é mais destinado para a área artística e indicado em propagandas que caracterizem o frio e a precisão de instrumentos, serviços, produtos de informática ou tecnologia avançada. O Azul escuro passa a idéia de execução e severidade, sendo ideal para a área da educação, serviços financeiros, negócios de investimento ou que necessitem mostrar confiabilidade. Os Azuis violetados conferem uma aura mística e transcendental às imagens que representam.

O cosmonauta Yuri Gagarim, o primeiro homem a viajar ao espaço sideral exclamou quando viu nosso planeta "A TERRA É AZUL!". Vista a grande distância no espaço, a terra é de um Azul mais intenso do que qualquer outro planeta de nosso sistema solar e somos por assim dizer "A Jóia da Coroa", o diamante Azul.

Baseado no texto: O Azul é a cor preferida em todo o mundo, de Juliet Zh, British Columbia University, 2009, por William Monachesi e complementando a postagem: Você sabe porque algumas paredes do New York Times são vermelhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário